terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As Vantagens da Dança

Cada vez mais se compreende os benefícios de uma actividade física para o bem-estar do ser humano. A roda dos alimentos americana foi transformada recentemente numa pirâmide, onde na base encontra-se a água e também o exercício físico.

Nunca se falou tanto neste termo como nos dias que correm, onde a obesidade espalha-se por todos os países e doenças associadas ao sedentarismo crescem de dia para dia.

Actualmente os cientistas começam também a encarar a dança como uma actividade física com inúmeras vantagens e, cada vez mais, a aconselhá-la a todos. Sim a todos, pois a dança é das poucas actividades que pode ser praticada dos 3 aos 103!

Mas afinal que benefícios recebo ao dançar?

A Dança é um dos principais elementos da actividade social e oferece-lhe as seguintes vantagens:

Aumento da auto-confiança.

Ao aprender a dançar estará a melhorar a sua coordenação motora tal como a forma como encara o seu próprio corpo. Ao ter de se fazer movimentos novos, seja sozinho ou em grupo, estará a libertar-se e a explorar novos campos, o que irá aumentar a sua auto-estima e capacidade de encarar com mais facilidade outros desafios.

Fazer novos amigos e socializar

Na maior parte dos casos, irá aprender a dançar inserido num grupo que irá ter os mesmos gostos que você… Nem que seja o da dança. Isto irá fazer comque trave novas amizades e aumente assim a sua capacidade de socializar. Esta vertente social inerente à dança é algo que a torna única e tão amada pelos seus praticantes.

A Dança Deixa qualquer um Feliz

Sem sombra de dúvidas! Nunca vi nenhuma pessoa a fazer uma aula de dança revoltada ou a sair de lá triste. Ao movimentarmos o nosso corpo ao som de uma música, hormonas são libertadas no nosso corpo, tal como outras substâncias químicas, que nos dão uma sensação de relaxamento e felicidade. Quando se dança, sozinho ou acompanhado, o ser humano está a viver totalmente o momento, abstraindo-se dos problemas do dia-a-dia. É istoque torna a dança tão viciante. Não há ninguém que não saia de uma aula com um sorriso na cara.

Por motivos de negócios (Bailes, reuniões e festas)

Se está numa empresa cujos jantares de Natal são tristes e não têm um pezinho de dança, então apresse-se a sair dela e procurar outra, onde será muito mais feliz. A dança está presente mesmo nos negócios. É uma forma de reunir os colaboradores de uma empresa e os tornar assim mais felizes e produtivos. E esta hein?

Melhora a graça e o equilíbrio

A dança é dos desportos mais completos do mundo, apelando a praticamente todos os músculos do corpo. Uma das maiores vantagens é o facto de trabalhar o equilíbrio que tem consequências muito positivas no dia-a-dia de uma pessoa. Normalmente quem pratica dança, assume uma postura correcta mesma quando sentada ao computador, e tem tendência a caminhar de forma mais estável, sem pressões erradas para a coluna. Aproveite pois quando a idade chegar e as dores na coluna surgirem, vai-se arrepender por não ter praticado dança.

É arte e desporto ao mesmo tempo

A dança é das poucas actividades que envolve duas das facetas preferidas pelo ser humano – a actividade física e a arte. A primeira estimula o corpo e a segunda a alma, e na dança encontra as duas. É um “dois em um” perfeito ao qual ninguém fica indiferente. Fazer arte com o nosso corpo tem um efeito incrível e holístico no ser humano. Isto associado ao exercício, torna esta actividade muito desejada e praticamente impossível de deixar para quem a iniciou.

Perder Peso

Sem sombra de dúvida. Aliás, com a dança, perde peso e nem dá conta disso, pois está concentrado nos movimentos, na música, no ritmo, na coordenação e em viver o momento. Normalmente os alunos não se dão conta que a hora já passou e querem sempre mais, apesar de muitas vezes o suor ser visível. Ao contrário de quem está no ginásio, num tapete ou a levantar pesos, na dança a mente está ocupada com muitas outras coisas que não o exercício físico, tornando-o assim mais suportável.

Relaxamento

A meditação, um dos métodos mais utilizados para relaxamento, ensina-se viver o momento, treinando o cérebro a pensar em determinado objecto ou imagem mental, de forma a que não se concentre nos problemas.

Na dança acontece exactamente o mesmo e de formainconsciente. Ao dançar, a nossa mente envolve-se de uma forma tão intensa naquele momento, ou seja, foca-se somente na dança, que se esquece de tudo o resto, causando o mesmo efeito da meditação, ou seja, relaxamento.

Recreação e Entretenimento

Quem nunca saiu à noite para dançar? Praticamente ninguém. A dança é o escape do fim-de-semana e das férias. Não há forma melhor de passar tempo de qualidade do que a dançar.

Dança incentiva a alongamentos suaves

Enquanto dança, além do exercício físico que está a fazer,estará também a fazer constantes alongamentos, sempre que faça uma abertura de braços ou outro movimento mais amplo. Isto torna a dança muito completa fisicamente e extremamente positiva para qualquer idade.

Dança aumenta a flexibilidade e resistência

Na continuação da alínea anterior, os alongamentos irão fomentar uma boa flexibilidade, o que lhe permitirá chegar aos 80 anos e ainda conseguir calçar os sapatos com uma só mão J

Sendo um exercício muito completo, oferece a qualquer praticante uma grande resistência. Os grandes bailarinos são muito conhecidos por conseguirem correr por longas datas sem se cansarem e estarem frescos no final.

A dança beneficia o seu sistema cardio-vascular tal como melhora o swing e sway (balancear) da sua anca e ombros.

Pratique dança regularmente, acompanhado de uma alimentação saudável, e irá ter um coração forte e veias desimpedidas. Ao mesmo tempo as suas articulações estarão sempre jovens e prontas para a acção.

Dança é uma alternativa romântica

O seu casamento ou relacionamento está em crise? Traga o seu parceiro e inscreva-se, por exemplo, em aulas de Danças de Salão. O tempo que irão passar juntos, tal como os desafios que irão ter de ultrapassar ao ter de aprender passos de dança e realizá-los juntos, irá certamente reacender a chama do vosso amor. A dança é uma actividade muito romântica quando praticada com alguém que se ama. Aproveite.

A Dança é um investimento para a vida em postura, equilíbrio, confiança e divertimento!

Ou seja, a dança é um verdadeiro investimento em qualidade de vida, para toda a vida. Não passe sem experimentar. Invista em algo que lhe trará frutos a pequeno e longo prazo, seja na sua vida pessoal, como na sua família e interacção com os outros. Torne-se uma pessoa mais social, fisicamente mais activa, com uma boa postura que lhe permitirá chegar aos 100 anos e correr a maratona e, acima de tudo, uma pessoa mais feliz!

E hoje, já dançou?

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exibição de ChaChaCha por João Capela na Alemanha


Vídeo de uma exibição de Dança Desportiva - ChaChaCha - feito por João Capela e Gina-Lisa (seu par na altura) em 2007, na cidade de Kaiserslautem, na Alemanha.

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012



Um pequeno vídeo de apresentação da escola de dança - Academia João Capela.
Pegamos num anúncio que fizemos para a rádio local e transformá-mo-lo num pequeno clip engraçado que promove os Cursos de Danças de Salão e os Cursos de Afro-Latinas (Salsa, Kizomba e muito mais).

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

Noite Oriental com Chás Exóticos

A Academia João Capela continua a crescer e há já algum tempo que andávamos a pensar fazer uma noite diferente. Temos feito várias Noites Latinas e Noites de Danças de Salão mas gostaríamos de oferecer aos nossos alunos e amigos algo novo...
Um dia veio-nos parar às mãos a Associação Portuguesa de Dança do Ventre, presidida pela conceituada professora e bailarina de Danças Orientais, Vânia Cezário, e fez-se então o click.
Porque não uma Noite Oriental?
E porque não na Cooperativa "A Filantrópica" (Póvoa de Varzim), onde realizamos recentemente uma Noite Latina com grande sucesso.
A Academia João Capela começou logo a magicar o que poderia ser feito e a ideia de servir uns cházinhos exóticos surgiu.
A Filantrópica aderiu à ideia e a Vània sugeriu algumas exibições de Danças Orientais bem como uma mini aula de demonstração de Dança do Ventre.

A NOITE ORIENTAL

E foi mesmo isto o que aconteceu este sábado passado (dia 21 de Janeiro 2012).
A partir das 21h30 o Café Cultural da Filantrópica estava aberta e com uma decoração que deslumbrou tudo e todos, inclusive a mim! Parabéns aos colaboradores da Filantrópica pelo gosto que tiveram.

Chás havia de todos os géneros, até da China havia um!


Durante todo este tempo vários ritmos Orientais ambientavam a sala deixando uma impressão que estávamos mesmo noutro país.

EXIBIÇÃO DE DANÇA DO VENTRE

Por volta das 23h a Vánia Cezário iniciou a sua aula de Dança do Ventre à qual todos, mas mesmo todos, dos 8 aos 80, aderiram! Foi uma experiência inesquecível descobrir que ainda há partes do corpo que não sabia que se podiam mexer, mesmo após tantos anos de dança!

Logo de seguida tivemos uma exibição de Dança Oriental, muito tradicional, por uma bailarina vestida de uma forma "mais tapada" do que o normal, pois tratava-se de um ritmo proveniente de um país onde as mulheres têm de se vestir dessa forma. (Desculpem não saber os detalhes...) Algo diferente sem dúvida.

Para acabar as exibições da melhor forma, três bailarinas improvisaram ao som da Darbuka (espécie de batuque "oriental"), tocada ao vivo pelo músico especialista em em instrumentos árabes, Nuno Pinto de Carvalho.

SORTEIO DE UMA MENSALIDADE DE DANÇA DO VENTRE

No final foi sorteada uma mensalidade de Aulas de Dança do Ventre, que a Academia João Capela irá abrir na Cooperativa "A Filantrópica", já em Março. A vencedora foi a Crestina Martins. Parabéns!

Esperemos voltar a repetir estas Noites Orientais e levar uma noite memorável a mais e mais pessoas!

Se gostas de Dança do Ventre aproveita e inscreve-te antecipadamente no site da Academia João Capela, com desconto.
Para isso Clica Aqui.

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Noite Latina e Aula de Cha Cha Cha











E finalmente surgiu a oportunidade de organizar a primeira Noite Latina na grande e bonita sala da Cooperativa "A Filantrópica".

Com o seu bar cultural mesmo ao lado a auxiliar, estávamos ansiosos que esta noite chegasse.
E pelos vistos o nosso público também, pois o salão encheu com caras conhecidas e desconhecidas.


Esta Noite Latina, organizada pela Academia João Capela, realizou-se no dia 3 de Dezembro e no seu reportório, além de muita música latino-americana, teve também uma aula de Cha Cha Cha feita por mim (João Capela) com quase um hora de duração. Só espero que tenham gostado tanto quanto eu :) e aprendido alguns passitos. Eu cá diverti-me muito!

No final foi feito um pequeno shine de Salsa (passos livres) liderado pelo nosso professor Doni Faverão e acompanhado por todos os presentes.

Foi uma noite bem passada e uma das Noite Latinas com mais sucesso da Academia João Capela.

O nosso muito obrigado à "A Filantrópica" por tudo!

Estiveste presente nesta Noite Latina? Então deixa o teu comentário em baixo ou no nosso Facebook.
Não estiveste? Não te preocupes pois já temos mais algumas planeadas.
Inscreve-te na nossa Newsletter para seres informado dos nossos eventos - Clica Aqui.

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Workshop de Natal com direito a bolo!


O primeiro Workshop de Dança - Natal 2011 chegou ao fim, mas com direito a bolo :)

Foi a primeira vez que a Academia João Capela organizou um Workshop de Dança nesta época Natalícia porém teve grande sucesso.
Estávamos com receio que não funcionasse, mas funcionou! :)

Ao som de Tango e Salsa, dois ritmos originários da América-Latina porém com dois percursos muito diversos (foi abordado o Tango das Danças de Salão e não o Argentino), os alunos passaram cinco aulas, que espero eu tenham sido divertidas.
Com a Salsa o clima aquecia e o ritmo aumentava, o que era muito útil para combater os primeiros minutos de frio. Com o Tango o ritmo poderia baixar, mas a emoção e o sentimento reinavam.

A Academia João Capela quer agradecer ao Hotel Axis Ofir pela cedência do seu grande e bonito auditório, mas que bonito mesmo. Até dá vontade de fazer alguma coisa em grande lá!! (fica no segredo dos deuses).
E claro muito, mas muito obrigado mesmo a todos os participantes. Esperamos que tenham passado uma experiência realmente inesquecível.
Quero também agradecer ao bolo e o Champagne na última aula, trazido por uma aluna. Ai que surpresa boa... ou melhor deliciosa!! Acho que nos vamos habituar facilmente a isso!

Para o ano há mais!

João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"




Aula de Hip Hop na Casa do Povo de Alvito S. Pedro

A 3 de Dezembro a Academia João Capela fez uma aula de Hip Hop e Ritmos Urbanos como forma de promover e sensibilizar os mais novos para a dança.
Esta iniciativa realizou-se na Casa do Povo de Alvito S. Pedro (Barcelos), perante um grupo de meninos animados e ao mesmo tempo expectantes do que iria acontecer.
O professor Patrick Monteiro, especialista em Hip Hop e com muita experiência em aulas com crianças, conseguiu dar conta do recado e colocou aquela malta toda a mexer e a dançar.
Foi uma aula com muita adesão, num grande espaço Esperamos voltar a repetir e conseguir levar o Hip Hop ainda a mais meninos!
Quero agradecer tanto ao professor como à Casa do Povo pela disponibilidade em relação a esta iniciativa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...