Nunca se falou tanto neste termo como nos dias que correm, onde a obesidade espalha-se por todos os países e doenças associadas ao sedentarismo crescem de dia para dia.
Actualmente os cientistas começam também a encarar a dança como uma actividade física com inúmeras vantagens e, cada vez mais, a aconselhá-la a todos. Sim a todos, pois a dança é das poucas actividades que pode ser praticada dos 3 aos 103!
Mas afinal que benefícios recebo ao dançar?
A Dança é um dos principais elementos da actividade social e oferece-lhe as seguintes vantagens:
Aumento da auto-confiança.
Ao aprender a dançar estará a melhorar a sua coordenação motora tal como a forma como encara o seu próprio corpo. Ao ter de se fazer movimentos novos, seja sozinho ou em grupo, estará a libertar-se e a explorar novos campos, o que irá aumentar a sua auto-estima e capacidade de encarar com mais facilidade outros desafios.
Fazer novos amigos e socializar
Sem sombra de dúvidas! Nunca vi nenhuma pessoa a fazer uma aula de dança revoltada ou a sair de lá triste. Ao movimentarmos o nosso corpo ao som de uma música, hormonas são libertadas no nosso corpo, tal como outras substâncias químicas, que nos dão uma sensação de relaxamento e felicidade. Quando se dança, sozinho ou acompanhado, o ser humano está a viver totalmente o momento, abstraindo-se dos problemas do dia-a-dia. É istoque torna a dança tão viciante. Não há ninguém que não saia de uma aula com um sorriso na cara.
Por motivos de negócios (Bailes, reuniões e festas)
Se está numa empresa cujos jantares de Natal são tristes e não têm um pezinho de dança, então apresse-se a sair dela e procurar outra, onde será muito mais feliz. A dança está presente mesmo nos negócios. É uma forma de reunir os colaboradores de uma empresa e os tornar assim mais felizes e produtivos. E esta hein?
Melhora a graça e o equilíbrio
A dança é dos desportos mais completos do mundo, apelando a praticamente todos os músculos do corpo. Uma das maiores vantagens é o facto de trabalhar o equilíbrio que tem consequências muito positivas no dia-a-dia de uma pessoa. Normalmente quem pratica dança, assume uma postura correcta mesma quando sentada ao computador, e tem tendência a caminhar de forma mais estável, sem pressões erradas para a coluna. Aproveite pois quando a idade chegar e as dores na coluna surgirem, vai-se arrepender por não ter praticado dança.
É arte e desporto ao mesmo tempo
A dança é das poucas actividades que envolve duas das facetas preferidas pelo ser humano – a actividade física e a arte. A primeira estimula o corpo e a segunda a alma, e na dança encontra as duas. É um “dois em um” perfeito ao qual ninguém fica indiferente. Fazer arte com o nosso corpo tem um efeito incrível e holístico no ser humano. Isto associado ao exercício, torna esta actividade muito desejada e praticamente impossível de deixar para quem a iniciou.
Perder Peso
Sem sombra de dúvida. Aliás, com a dança, perde peso e nem dá conta disso, pois está concentrado nos movimentos, na música, no ritmo, na coordenação e em viver o momento. Normalmente os alunos não se dão conta que a hora já passou e querem sempre mais, apesar de muitas vezes o suor ser visível. Ao contrário de quem está no ginásio, num tapete ou a levantar pesos, na dança a mente está ocupada com muitas outras coisas que não o exercício físico, tornando-o assim mais suportável.
Relaxamento
A meditação, um dos métodos mais utilizados para relaxamento, ensina-se viver o momento, treinando o cérebro a pensar em determinado objecto ou imagem mental, de forma a que não se concentre nos problemas.
Na dança acontece exactamente o mesmo e de formainconsciente. Ao dançar, a nossa mente envolve-se de uma forma tão intensa naquele momento, ou seja, foca-se somente na dança, que se esquece de tudo o resto, causando o mesmo efeito da meditação, ou seja, relaxamento.
Recreação e Entretenimento
Quem nunca saiu à noite para dançar? Praticamente ninguém. A dança é o escape do fim-de-semana e das férias. Não há forma melhor de passar tempo de qualidade do que a dançar.
Dança incentiva a alongamentos suaves
Enquanto dança, além do exercício físico que está a fazer,estará também a fazer constantes alongamentos, sempre que faça uma abertura de braços ou outro movimento mais amplo. Isto torna a dança muito completa fisicamente e extremamente positiva para qualquer idade.
Dança aumenta a flexibilidade e resistência
Na continuação da alínea anterior, os alongamentos irão fomentar uma boa flexibilidade, o que lhe permitirá chegar aos 80 anos e ainda conseguir calçar os sapatos com uma só mão J
Sendo um exercício muito completo, oferece a qualquer praticante uma grande resistência. Os grandes bailarinos são muito conhecidos por conseguirem correr por longas datas sem se cansarem e estarem frescos no final.
A dança beneficia o seu sistema cardio-vascular tal como melhora o swing e sway (balancear) da sua anca e ombros.
Pratique dança regularmente, acompanhado de uma alimentação saudável, e irá ter um coração forte e veias desimpedidas. Ao mesmo tempo as suas articulações estarão sempre jovens e prontas para a acção.
Dança é uma alternativa romântica
O seu casamento ou relacionamento está em crise? Traga o seu parceiro e inscreva-se, por exemplo, em aulas de Danças de Salão. O tempo que irão passar juntos, tal como os desafios que irão ter de ultrapassar ao ter de aprender passos de dança e realizá-los juntos, irá certamente reacender a chama do vosso amor. A dança é uma actividade muito romântica quando praticada com alguém que se ama. Aproveite.
A Dança é um investimento para a vida em postura, equilíbrio, confiança e divertimento!
Ou seja, a dança é um verdadeiro investimento em qualidade de vida, para toda a vida. Não passe sem experimentar. Invista em algo que lhe trará frutos a pequeno e longo prazo, seja na sua vida pessoal, como na sua família e interacção com os outros. Torne-se uma pessoa mais social, fisicamente mais activa, com uma boa postura que lhe permitirá chegar aos 100 anos e correr a maratona e, acima de tudo, uma pessoa mais feliz!
E hoje, já dançou?