Este artigo faz parte de uma série de publicações que tem por objectivo apresentar os diversos
Pólos onde a
Academia João Capela tem turmas actualmente.
Desta forma queremos promovê-los dando a conhecer o que fazem e o que oferecem ao público em geral, agradecendo desta forma as parcerias que fizeram com a nossa academia.
A
Filantrópica é uma cooperativa de Cultura independente fundada em 1935, com actualmente 644 cooperadores e sede própria no centro da cidade da Póvoa de Varzim que tem por objectivo promover o debate e a acção cultural nas diversas áreas das artes empenhando-se por isso nas vertentes da formação, da criação e da divulgação das actividades artísticas e culturais e do espectáculo.
Nesse sentido passam pela Filantrópica dezenas de artistas, formadores, músicos, grupos culturais, associações e largas centenas de formandos que foram perpetuando os objectivos da Cooperativa.
A
Filantrópica ocupa um edifício antigo dispondo de várias salas de formação, um ginásio, uma sala de exposições, uma mediateca, um Bar Cultural, uma sala designada de incubadora para utilização de jovens artistas e uma sala estúdio.
A
Filantrópica promove no seu espaço, nomeadamente quer na sua sala de exposições quer no Bar Cultural exposições de arte, pintura, fotografia, caricaturas; Lançamento de livros, Saraus de poesia e a rubrica “ Venha Conversar Connosco”, tertúlias temáticas lançadas pelos presentes e, em regime de formação contínua, diversos cursos: artes decorativas, modelação e costura, bordados, arte floral; cerâmica, aulas individuais de musica ( bateria, trompete, piano e guitarra ); pintura e desenho; teatro; e digeridoo. As actividades gímnicas – aeróbica, step, pilates, Hatha yoga, hip pop, manutenção suave,
danças de salão e
danças latino americanas são actividades regulares da Cooperativa que dão o seu contributo ao regular funcionamento da Cooperativa. Os passeios culturais são sempre uma actividade mensal da Cooperativa.
Destacam-se ainda a realização de concertos de pequeno formato no Bar Cultural e o Flea Market que se realiza no último sábado de cada mês no espaço da Filantrópica com entrada pela Rua da Lapa onde se pode livrar das roupas antigas, vender os seus berloques e coisas em segunda mão ou o stock esquecido da sua loja, artesanato, fazer trocas, etc..
A
Filantrópica, através do seu grupo de teatro, cria espectáculos que são apresentados ao publico anualmente quer na Mostra Escolar anual quer no espaço da Filantrópica, transformando completamente o espaço da Filantrópica e o conceito de ver teatro. As peças “ Mais do que nada” a partir de Antigona de Sófocles, “ Uma queda que não acaba” “ Ela” e “ Um mundo às Escuras” foram grande êxitos como penso que o será esta peça, mais séria, de Shakespeare, traduzida e criada pelo Grupo, sem que se possa esquecer a encenação levada a cabo nas comemorações do Centenário da Republica relativa aos poetas da Republica.
A
Filantrópica, pelo terceiro ano consecutivo vai levar a cabo no Largo Elísio da Nova, nesta cidade a “ Feira de Artesanato Urbano” e vai realizar no Verão um Festival de Artes. A Filantrópica assume-se como uma instituição com historia, um Centro Cultural, revitalizada nas suas infra-estruturas e na sua filosofia e que se apresenta como uma mais valia artística e intelectual da cidade da Póvoa de Varzim pois encontra-se dotado de Espaços de Intervenção e Apresentação Próprios e com uma programação consistente e regular.
Poderá também consultar um mapa para aceder melhor a este local
CLICANDO AQUI.
A Academia João Capela quer agradecer à Cooperativa "A Filantrópica" pela parceria e por toda a disponibilidade demonstrada em abrirem novas turmas de dança nas suas instalações.