segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

História do Cha-Cha-Cha


O Cha Cha Cha, tanto em termos musicais como de dança, é uma derivação do Mambo e da Rumba, sendo assim um ritmo originariamente Cubano, tal como os anteriores. Acredita-se também que tenha alguma origem no Swing americano (mais propriamente no “Lindy”, dançado com um passo triplo e uma pausa).

Nos anos 40 e 50 existia um som distinto no Mambo sobre o qual as pessoas começaram a dançar. Chamaram a esse passo o “Tripple Mambo” (Mambo triplo). Eventualmente esse movimento evoluiu para uma dança separada, conhecida actualmente como Cha Cha Cha, ou em inglês, Cha Cha.

Crê-se que a primeira música tocada ao ritmo do Cha Cha Cha foi a “La Enganadora” do compositor e violinista Enrique Jorrin, que a criou em 1951.

Existem várias teorias que apontam para a razão do nome Cha Cha Cha. Alguns autores dizem que este surgiu do som ritmado que o güiro (reco-reco) emite neste ritmo. No entanto, outros defendem que é devido ao som dos pés a arrastar nos tempos "4-e-1" da música, som este muito típico nos grandes salões de dança de meados do século XX. Eu pessoalmente acredito que tenha sido uma mistura dos dois.

Ao contrário do que se costuma dizer esta dança não é caracterizada por três passos rápidos e dois lentos, mas sim por dois passos rápidos (4-e) e três lentos nos batimentos 1, 2 e 3 da música. O Cha Cha Cha é um ritmo quaternário (4/4) que é contado com “2 3 4 e 1”, onde o” 4 e 1” é reconhecido como sendo o familiar Cha Cha Cha. Ou seja,”2 3 Cha Cha Cha”. De notar que o último tempo consiste com o primeiro tempo do compasso seguinte, daí a contagem iniciar normalmente no 2.

No que respeita à forma como se dança, o tempo 1 é aquele que mais deve ser acentuado pelos bailarinos, seguido pelo 3. Como na maioria das danças latinas o Cha Cha Cha é feito com o pé muito próximo ao chão, praticamente sem levantar as pontas dos pés. As ancas dos bailarinos devem estar relaxadas para permitir um movimento livre da zona pélvica em resultado do esticar e dobrar dos joelhos. A parte superior do corpo alterna sobre o pé de suporte (onde está o peso) à medida que os passos são dados. Ou seja, o pé move-se e o corpo segue-o. A esta acção das ancas chama-se “Cuban Motion”.

Esta dança foi trazida de Cuba para a Europa em 1952 (primeiramente para Londres) através do professor de dança Monsieur Pierre que procurava novos ritmos e inspirações. Desenvolveu-se assim o Cha Cha Cha das danças de salão. Nos anos 60 Walter Laird tornou este ritmo amplamente divulgado por todo o mundo e criou o estilo Internacional de Cha Cha Cha (Para competições de dança – Dança Desportiva). Ainda hoje o manual de Walter Laird é o mais conhecido no mundo das danças de salão internacionais latino-americanos.

Existem assim dois tipos de Cha Cha Cha hoje em dia. O original Cha Cha Cha Cubano ou latino mais lento e sensual, com movimentos mais livres e ainda guardando a essência original, por vezes com ritmos mais complexos, e o Cha Cha Cha das Danças de Salão mais estruturado e rápido, com vários passos enumerados e descritos em diversos manuais de dança, seguindo o estilo Inglês.

Ao final de contas, o Cha Cha Cha é sem sombra de dúvida uma das danças mais amadas pelos bailarinos de todo o mundo. Este ritmo sensual e energético é extremamente popular tanto entre os novos como os mais velhos. O tempo é staccato, tornando-o fácil de perceber mesmo para alguém que esteja a iniciar-se na dança. Isto permite também aos bailarinos colocarem a sua própria personalidade. O ritmo do Cha Cha Cha pode ainda assim ser ouvido nas músicas de cantores contemporâneos como Ricky Martin, Enrique Iglesias e Gloria Estefan, entre muitos outros.

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

Vídeo da 1ª Aula de Zumba Fitness da AJC em Barcelos



Sala cheia na primeira aula de Zumba Fitness da Academia João Capela, em Barcelos (Ginásio Máximus).
Obrigado a todos que participaram.

Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sala esgotada na 1ª Aula de Zumba em Barcelos


A meados do mês de Dezembro a Academia João Capela começou a promover as aulas de Zumba Fitness em Barcelos, nova modalidade de fitness e Dança oriunda da Colômbia e amplamente divulgada por inúmeros ginásios do Mundo com muito sucesso. Já vários alunos nos tinham pedido esta aula nova e muito dinâmica e nós achamos que um novo ano era um bom momento para a lançar!

Já esperávamos muita afluência mas nada nos preparava para o que estava prestes a acontecer.
No início de Janeiro, ainda a um mês do início das aulas de Zumba Fitness, já a Academia João Capela tinha recebido várias inscrições e pedidos de informações.


No dia da primeira aula, tanto eu como o professor Nuno, chegamos uns minutos atrasados (vamos culpar o trânsito, embora a culpa tenha sido nossa), e quando entramos no Ginásio Máximus, uma fila enorme de pessoas aguardava à entrada da sala. Não sabíamos ao certo se seriam todos para a aula, mas isso confirmou-se quando abrimos a porta e toda aquela multidão curiosa, entrou, alguns em silêncio outros conversando com o do lado, preparada para se mexer ao som de músicas latinas e não só, durante uma hora, sem parar!

O professor Nuno Alves apressou-se a dar início à aula, após uma breve apresentação sobre o que é Zumba Fitness, assunto que foi aprofundado na segunda aula.
A meio da aula eu tive de sair, mas o feed back tem sido até hoje fantástico.


Atenção: Zumba Fitness não é uma modalidade de dança, mas sim uma forma de exercício físico desenhado especialmente para ginásios, onde são feitas coreografias de dança, ao som de ritmos latinos, orientais, hip hop e comerciais, sem parar durante uma hora. É pura diversão e alegria. E para mais Zumba Fitness são 800 a 1000 calorias gastas numa hora!


Abraço dançante
João Capela
Professor, Coreógrafo e especialista em "Coaching for DanceSport"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...