terça-feira, 31 de maio de 2011

A Cooperativa "A Filantrópica" - Póvoa do Varzim

Este artigo faz parte de uma série de publicações que tem por objectivo apresentar os diversos Pólos onde a Academia João Capela tem turmas actualmente.

Desta forma queremos promovê-los dando a conhecer o que fazem e o que oferecem ao público em geral, agradecendo desta forma as parcerias que fizeram com a nossa academia.

Hoje iremos falar-vos sobre a Cooperativa "A Filantrópica" situada na Rua 31 de Janeiro nr 1 na Póvoa do Varzim e que é o mais recente pólo onde a Academia tem turmas de dança.

A Filantrópica é uma cooperativa de Cultura independente fundada em 1935, com actualmente 644 cooperadores e sede própria no centro da cidade da Póvoa de Varzim que tem por objectivo promover o debate e a acção cultural nas diversas áreas das artes empenhando-se por isso nas vertentes da formação, da criação e da divulgação das actividades artísticas e culturais e do espectáculo.
Nesse sentido passam pela Filantrópica dezenas de artistas, formadores, músicos, grupos culturais, associações e largas centenas de formandos que foram perpetuando os objectivos da Cooperativa.

A Filantrópica ocupa um edifício antigo dispondo de várias salas de formação, um ginásio, uma sala de exposições, uma mediateca, um Bar Cultural, uma sala designada de incubadora para utilização de jovens artistas e uma sala estúdio.

A Filantrópica promove no seu espaço, nomeadamente quer na sua sala de exposições quer no Bar Cultural exposições de arte, pintura, fotografia, caricaturas; Lançamento de livros, Saraus de poesia e a rubrica “ Venha Conversar Connosco”, tertúlias temáticas lançadas pelos presentes e, em regime de formação contínua, diversos cursos: artes decorativas, modelação e costura, bordados, arte floral; cerâmica, aulas individuais de musica ( bateria, trompete, piano e guitarra ); pintura e desenho; teatro; e digeridoo. As actividades gímnicas – aeróbica, step, pilates, Hatha yoga, hip pop, manutenção suave, danças de salão e danças latino americanas são actividades regulares da Cooperativa que dão o seu contributo ao regular funcionamento da Cooperativa. Os passeios culturais são sempre uma actividade mensal da Cooperativa.

Destacam-se ainda a realização de concertos de pequeno formato no Bar Cultural e o Flea Market que se realiza no último sábado de cada mês no espaço da Filantrópica com entrada pela Rua da Lapa onde se pode livrar das roupas antigas, vender os seus berloques e coisas em segunda mão ou o stock esquecido da sua loja, artesanato, fazer trocas, etc..

A Filantrópica, através do seu grupo de teatro, cria espectáculos que são apresentados ao publico anualmente quer na Mostra Escolar anual quer no espaço da Filantrópica, transformando completamente o espaço da Filantrópica e o conceito de ver teatro. As peças “ Mais do que nada” a partir de Antigona de Sófocles, “ Uma queda que não acaba” “ Ela” e “ Um mundo às Escuras” foram grande êxitos como penso que o será esta peça, mais séria, de Shakespeare, traduzida e criada pelo Grupo, sem que se possa esquecer a encenação levada a cabo nas comemorações do Centenário da Republica relativa aos poetas da Republica.

A Filantrópica, pelo terceiro ano consecutivo vai levar a cabo no Largo Elísio da Nova, nesta cidade a “ Feira de Artesanato Urbano” e vai realizar no Verão um Festival de Artes. A Filantrópica assume-se como uma instituição com historia, um Centro Cultural, revitalizada nas suas infra-estruturas e na sua filosofia e que se apresenta como uma mais valia artística e intelectual da cidade da Póvoa de Varzim pois encontra-se dotado de Espaços de Intervenção e Apresentação Próprios e com uma programação consistente e regular.


Para conhecer as turmas e aulas de dança que a Academia João Capela tem actualmente neste Pólo consulte o nosso horário de aulas CLICANDO AQUI.

Poderá também consultar um mapa para aceder melhor a este local CLICANDO AQUI.

A Academia João Capela quer agradecer à Cooperativa "A Filantrópica" pela parceria e por toda a disponibilidade demonstrada em abrirem novas turmas de dança nas suas instalações.

Podem consultar o site da Filantrópica em http://www.afilantropica.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Turma de Dança Senior na Semana do Voluntariado de Barcelos


No Sábado dia 28 de Maio a turma de Latin-Shine Senior 2 (grande nome), que é constituída pelos "jovens" do Grupo de Solidariedade da Junta de Freguesia de Arcozelo, fez uma fantástica actuação de dança no Campo 5 de Outubro (Jardim Velho) em Barcelos.

Durante quase 20 minutos este grupo de pessoas fantásticas dançaram várias coreografias latinas muito energéticas e alegres mostrando que a dança pode ser feita em todas as idades. Algumas alunas tinham quase 80 anos!
Esta apresentação esteve inserida na Semana do Voluntariado de Barcelos que se realizou de 21 a 28 de Maio e que contou com exposições, concertos e campanhas de recolha de alimentos entre muitas outras actividades todas com o intuito de promover o voluntariado entre a população Barcelense.

A Academia João Capela fica muito contente por poder fazer parte deste movimento e desafia a todos os seus alunos e amigos a se tornarem também voluntários.

Sê Voluntário
Faz a Diferença!

A Samba encheu a Sala

No passado Sábado dia 21 de Maio a Academia João Capela animou novamente o Subhata-Bar com mais uma Noite Latina.

Tudo começou por volta das 23h40 com uma aula aberta de Samba de Gafieira dada pelo professor João Capela.
Se no mês anterior tivemos a sala cheia, desta vez podemos dizer que não cabia mais ninguém.

Após todos terem dado um pezinho de samba a Noite Latina começou.

Muita Salsa para animar mas também kizomba e semba para trazer o gosto africano.
Pouco tempo depois um medley de danças de salão alegrou aqueles que praticam esta arte.

No final da noite os mais resistentes que ainda não tinham ido embora foram presentiados com algumas danças de grupo.












>> O professor João Capela virou cantor :)


Poderás ver algumas fotos na nossa página do Facebook - Clica aqui >>
Se estiveste na Noite Latina de dia 21 então deixa em baixo o teu comentário e conta como foi!

Ficamos muito contentes com esta fantástica adesão e esperamos que todos se tenham divertido.

E já sabem... em Junho há mais :)

Novos Cursos de Dança Iniciam a Partir de 13 de Junho

Os Novos Cursos de "Danças de Salão" e "Salsa e Kizomba" (latino-americanas) da Academia João Capela iniciam já na semana de 13 de Junho em Barcelos, Esposende e Póvoa do Varzim.


Está desde já convidado a conhecer a turma mais próxima e indicada para si CLICANDO AQUI e a experimentar uma aula connosco sem compromisso.


-Curso de Danças de Salão: Níveis disponíveis >> Iniciados (equivale até ao nível 4) e Intermédios (do nível 5 até ao 10 apoximadamente).

-Curso de Salsa e Kizomba: Níveis disponíveis >> Iniciados 1, 2, 3 e Intermédios 1.


Conheça também a nossa modalidade mensal Latin-Shine, a melhor forma de aprender a dançar sem par numa aula energética e divertida onde poderá fazer exercício e até perder peso ao mesmo tempo que aprende vários ritmos em coreografias a solo. Para mais informações clique aqui.

Consulte o nosso Calendário também CLICANDO AQUI.


Para reservar a sua aula numa das nossas turmas contacte-nos:

info@academiajoaocape.a.com

T. 253 160 454 / 910 962 147

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...